Notícias

4º Entreposto ZFM é lançado oficialmente na Fiam

16 de novembro de 2015

Empresa de Santa Catarina tem permissão exclusiva para operar o único entreposto do sul do Brasil por pelo menos vinte anos

O primeiro Entreposto Zona Franca de Manaus (EZFM) na região sul do Brasil, localizado na cidade portuária de Itajaí (SC), foi lançado oficialmente na VIII Feira Internacional da Amazônia (Fiam), entre os dias 18 e 21 de novembro. Na ocasião, o presidente da PanAmazônia, Belisário Arce, outorgou o certificado de Empresa Amiga da Amazônia à Komlog.

A Komlog, empresa catarinense proprietária da permissão, fechou o contrato com o governo de Manaus em março deste ano e já recebe mercadorias diretamente do Polo Industrial de Manaus (PIM) com isenção de impostos. Atualmente há quinze empresas de vários segmentos negociando com o entreposto, em especial dos segmentos automobilístico e duas rodas. 

Em todo o Brasil já existiam três entrepostos em funcionamento. O 4º EZFM, em Itajaí (SC), será o único da região sul pelos próximos dez anos, sendo renováveis por mais dez, segundo o diretor executivo da Komlog, Franco Dauer. 

Dauer explica que o entreposto de Itajaí se destaca principalmente pela proximidade com os maiores mercados do país e pelo menor custo de transferência. Para se ter uma ideia, ele está a 24h de São Paulo, 12h de Porto Alegre e 48h do Rio de Janeiro. Além disso, o estado possui cinco portos e, juntamente com o sudesde, atende a maior parte da demanda do Pim. 

“O 4º EZFM é uma ‘extensão’ do território de Manaus, com a vantagem da redução do tempo de resposta ao mercado consumidor e de forma mais econômica para as indústrias se formos comparar com os demais entrepostos em operação no país, onde os custos de transferência são mais elevados. Além disso, há toda a infraestrutura portuária que a cidade oferece”, explica. 

O entreposto da Komlog tem área disponível de armazenamento de mais de 300 mil m² dentro do complexo da empresa logística Multilog.

O que é entreposto 

O Entreposto Zona Franca de Manaus (EZFM) é uma permissão dada pelo governo de Manaus (AM) para empresas de logística com o objetivo de proporcionar maior eficiência logística e melhora do fluxo de caixa das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (Pim).

A empresa que ganha a concessão, como é o caso da Komlog, pode receber mercadorias das indústrias que a contratam diretamente do Pim com suspensão de pagamento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por 180 dias quando da saída da ZFM e sendo recolhido somente no ato da venda efetiva para o mercado consumidor. 

As empresas que não usam o entreposto acabam usando o serviço de armazenagem em regime especial, onde os impostos são recolhidos no momento da transferência da mercadoria da ZFM para o armazém escolhido. Ou seja, mesmo que o produto não tenha sido vendido ainda, os impostos são recolhidos no momento da retirada. 

Outra opção das empresas que não utilizam o entreposto é vender diretamente da ZFM para o consumidor - uma prática menos viável, tendo em vista a maior dificuldade em fazer entregas individuais e os custos elevados dessa prática. O entreposto entra como uma solução para ficar longe dos impostos por cerca de seis meses enquanto o produto não é vendido. 

A Komlog 

A Komlog é uma operadora logística localizada em Itajaí (SC) e atua há mais de 20 anos elaborando soluções para empresas do mercado de comércio internacional e de distribuição do país. Faz parte da holding que integra as empresas Komeco, Bella Casa e Finotatto, com sede em Palhoça (SC) e Komdelli, em Tijucas (SC).

 

Mais informações 

Franco Fernando Dauer – Diretor Executivo

(48) 3027- 4817

(48) 8836-0415

fdauer@komlog.com.br

 

Departamento de Marketing da Komeco

(48) 3027-4689

Galeria de imagens


Veja outras notícias

Notícias: