Você está em:

3 formas simples de melhorar a sua saúde


Hoje, dia 7 de abril, é Dia Mundial da Saúde. Que tal comemorar essa data praticando hábitos saudáveis em prol do seu bem-estar físico e mental? Confira as dicas que separamos para você:

1. Durma bem

Dormir bem não significa dormir muito. De fato algumas pessoas precisam de mais tempo de sono que outras, mas a qualidade desse sono é mais importante do que a quantidade de horas que você passa na cama. Ao acordar, você deve se sentir renovado, mesmo que sinta uma certa dificuldade para sair da cama. Durante o dia você não deve se sentir cansado ao ponto de isso atrapalhar suas atividades, não deve sentir dores no corpo e nem ter mau humor resultante de uma noite mal dormida.

O ambiente deve estar confortável para o sono. Nos dias de calor o uso de ar-condicionado na função frio é essencial, já nos dias frios você pode usar a função quente. Umidificadores também ajudam a ter uma boa noite de sono. E um banho quente é a deixa para seu corpo saber que está na hora de relaxar.

Se para você dormir bem é muito difícil, crie uma rotina e dedique-se a ela. Aproveite e leia as 5 dicas para dormir bem que postamos por aqui. Se nada surtir efeito, vale procurar um médico e conversar sobre o problema.
 

2. Mexa-se!

Essa dica é de praxe: todo mundo sabe que praticar atividade física é importante para a saúde. Porém, poucas pessoas levam isso realmente a sério. Para ser uma pessoa ativa, você precisa fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas em cinco dias da semana. Se preferir, você pode fazer uma hora de atividade três vezes na semana.

Muitas pessoas acabam deixando o exercício de lado porque acham que não vai fazer diferença se dedicar alguns minutos por dia, mas pra quem não faz nada, qualquer coisa é lucro, não é? E quanto mais você se exercita, mais fácil essa prática se tornará um hábito para o resto da vida. 

Antes que você reclame da falta de tempo, é possível sim ser mais ativo. Atitudes simples como trocar o elevador pela escada, descer do ônibus um ponto antes ou passear com o cachorro ajudam no dia a dia.

Caso você precise emagrecer, vale conversar com um médico para saber qual o exercício ideal para você e qual a frequência que você precisa ter para entrar em forma. Ah, e não espere pra começar na segunda-feira. Deixe a televisão de lado e vá caminhar alguns minutos em prol do seu bem mais valioso: a sua saúde ;)

3. Alimente-se com equilíbrio

Os alimentos não servem apenas para matar a fome. Tudo o que você ingere tem uma função em seu organismo - mesmo que seja para prejudicá-lo. Veja a comida como uma aliada contra doenças e a favor do bem-estar. Se alimentar bem evita que você precise tomar remédio, faz você dormir melhor e dá mais ânimo para praticar exercícios. Ou seja: está totalmente ligado com a sua saúde. 

Os conselhos de evitar frituras, doces e refrigerante; beber bastante água; optar por alimentos crus e evitar os industrializados e escolher as versões integrais continuam importantes. No fundo todo mundo sabe o que precisa evitar, mas está tão acostumado a "comer com os olhos" que acaba não programando a alimentação.

Uma dica é sempre pensar tudo o que se vai comer no dia e avaliar as melhores formas de conseguir, ou levando lanches na bolsa ou encontrando lugares que oferecem as opções mais saudáveis. Se você almoça em buffets, podem fazer uma análise de tudo o que é oferecido e decidir o que vai comer antes de entrar na fila e correr o risco de cair em tentação.

Viu só como não é preciso mudar radicalmente para melhorar sua saúde e garantir seu bem-estar? Pratique essas dicas a partir de hoje e depois conte pra gente como você tem se sentido ;) Até mais!