Você está em:

5 Dicas para economizar no verão


O verão está chegando e com ele todos os esforços para tornar os ambientes mais agradáveis. Mas cuidado, deixar seu lar mais fresco pode significar aumento na conta de luz. Por isso, preparamos algumas dicas para você economizar no verão sem deixar de aproveitar o melhor da estação.

 

Cuidados com a geladeira 

Se atentar a alguns detalhes faz toda a diferença! É recomendável verificar sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira, pois isso evita desperdício de energia.

Dica: O teste do papel pode te ajudar e é bem simples de fazer! Coloque um pedaço de papel entre a porta e a borracha, feche e puxe o papel, se sair facilmente significa que a borracha não está em bom estado.

Outras dicas que podem ajudar é descongelar a geladeira regularmente para aumentar sua eficiência e evitar ficar com a porta aberta por tempo prolongado.

 

Economize na hora do banho

O grande vilão da conta de energia elétrica é o chuveiro, ele representa 25% dos gastos. Mesmo que no verão esse consumo caia, ninguém abre mão de um banho relaxante e confortável. Que tal optar por um aquecedor a gás?

Em relação ao chuveiro elétrico o aquecedor a gás garante muito mais vazão, isso significa menos tempo ao banho e consequentemente economia de energia.

Quer mais uma dica? Invista em um sistema de aquecimento solar de água. Grande parte do consumo energético de uma residência é gerada pelo aquecimento da água. Ao fazer uso de um recurso gratuito como o sol a economia é garantida!

 

Ambiente climatizado

Para garantir um ambiente climatizado da forma mais confortável possível, muitas pessoas optam pelo ar condicionado. Sim, é a forma mais eficiente de proporcionar frescor na estação mais quente do ano.

Mas é necessário atentar-se a alguns detalhes. Lembre-se de manter portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado, isso mantém a temperatura do cômodo baixa e evita que o ar frio escape.

Dê preferência para os modelos Inverter, pois sua tecnologia detecta quando o ambiente precisa de menos refrigeração e o regula automaticamente.

 

Fique atento ao consumo de energia dos aparelhos 

Os modelos mais antigos de aparelhos como ar condicionados e geladeiras consomem mais comparado aos mais modernos, que são mais econômicos. Para verificar o nível de economia confira o Selo PROCEL e etiqueta do Inmetro, que deve ter sempre a classificação A.

 

 Economize com energia solar

Além das práticas de consumo consciente, outra opção que garante uma grande economia é fazer uso de energia renovável. Nesse caso, um sistema de energia solar fotovoltaico pode te ajudar a reduzir a conta de energia em até 90%. Quer saber como funciona esse sistema clique aqui.

 

Gostou das nossas dicas?

Acompanhe nosso blog que em breve tem mais!