Você está em:

5 dicas para relaxar quando chegar em casa


Chegar em casa é um momento muito especial do dia. É quando aproveitamos nossa família, cozinhamos, organizamos a rotina, tomamos um bom banho quente, lemos um livro ou assistimos o nosso programa de TV favorito. É a hora de relaxar para recarregar as baterias para o dia seguinte!

O estresse gerado no do dia a dia faz com que a vivamos em um estado de inquietação que é prejudicial à saúde e, consequentemente, para vários aspectos da vida. Além de evitar situações que gerem mal-estar, precisamos nos prevenir e nos cercar de momentos reconfortantes.

Por que relaxar em casa?

Relaxar em casa traz alguns benefícios como:

  • Diminuir o estresse;
  • Controlar a ansiedade;
  • Reduzir riscos de depressão;
  • Melhorar o sono;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a memória;
  • Reduz riscos de doenças;
  • Aumentar a concentração.

Como relaxar em casa

1.     Tome um bom banho quente

Se você não possui banheira de hidromassagem, opte por um banho quente de chuveiro mesmo. Deixe apenas algumas luzes ligadas ou acenda uma vela aromática para criar um clima relaxante. Utilize produtos de higiene com efeito relaxante como óleos corporais. Coloque uma música calma e aproveite o momento! A água quente tem um grande poder relaxante, diminuindo dores musculares, reduzindo a ansiedade e ajudando a dormir melhor, além de muitos outros benefícios.

2.     Faça escalda pés

Depois de um longo dia os pés e as pernas merecem um descanso. Faça um escalda pés com água quente e gotas de uma essência de sua preferência. Utilize ainda bolinhas de gude para massagear os pés e sal grosso – que contribui para drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.

3.     Medite

Não é preciso ser um monge para começar a meditar. Sente-se em uma posição confortável, porém ereta, e feche os olhos. Foque no relaxamento do corpo mentalizando cada parte, desde os pés até a cabeça. Relaxe as áreas de tensão como ombros e pescoço. Respire profundamente o observe a fluidez do ar entrando e saindo dos pulmões, mentalize coisas boas enquanto inspira “colocando” para dentro só o que for positivo. Se preferir utilize músicas relaxantes e incensos para esse momento. 

Não existe um tempo preedeteminado para meditar, então se você não tem o hábito comece com poucos minutos por dia até conseguir que isso faça parte da sua rotina e você consiga se manter relaxado por mais tempo. Preocupe-se ainda com o conforto térmico neste momento para que o excesso de calor ou de frio não interfira na sua meditação. 

4. Respire profundamente

Sempre que estamos nervosos ouvimos o conselho: "respira fundo". Essa orientação é realmente eficaz, já que a ciência já confirmou que respirar profundamente pode trazer muitos benefícios à saúde. Vivemos em um mundo tão cheio de afazeres que nos esquecemos de prestar atenção em algo tão simples quanto respirar da forma correta e melhor. Seja durante a meditação ou em algum momento do dia, dê preferência para a respiração feita usando a musculatura do diafragma, movimentando o abdômen e não o tórax. Quanto mais lento você respirar melhor.

5.  Faça uma massagem

Quem não tem aparelhos massageadores pode fazer uso de uma bolinha de tênis entre as costas e uma parede para relaxar em casa. A massagem deve começar nos pontos em que a tensão é maior, passando pelo ombro e a região próxima do pescoço.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e nossas mídias sociais para ter acesso a mais conteúdos como esse. Aproveite para curtir nossa página no Facebook clicando aqui. Até a próxima!