Você está em:

6 fontes de vitamina C para melhorar a saúde


A vitamina C é muito importante para a saúde e deve ser levada em conta na hora de escolher os alimentos que vão fazer parte da sua rotina alimentar. Há inúmeras fontes desse nutriente que podem ajudar a diminuir sintomas de gripes e resfriados, aliviar o estresse e melhorar o sistema imunológico, além de outras vantagens da vitamina C.

Se quando se fala em vitamina C a única opção que vem à mente é uma laranja, você precisa rever seus conceitos. É claro que ela tem seu valor: uma única laranja tem metade da quantidade mínima necessária de vitamina C que o nosso organismo precisa diariamente (45mg para adultos, segundo a Anvisa), mas você pode variar nas escolhas e tornar sua dieta mais rica.

Outro fator importante do consumo de vitamina C é que ela ajuda a absorver o ferro dos alimentos, então é importante incluir aqueles que são ricos nesse nutriente durante as refeições e sobremesas.

Selecionamos algumas fontes fáceis de encontrar e preparar que podem turbinar o seu cardápio em prol da saúde. Vamos lá?

Usufrua dessas fontes de vitamina C

1. Limão

É um pouco difícil conseguir chupar um limão, certo? Ainda mais que o consumo dele deve ser mais alto que o da laranja: duas unidades tem em média 50mg do nutriente. Então, como utilizar essa fruta da melhor maneira para aproveitar a vitamina C?

O limão pode ser usado de diversas formas na alimentação como no preparo de limonada, em receitas de sucos ou para temperar carnes. Ao temperar verduras de cores escuras, como rúcula e agrião, ele ainda ajuda a absorver o ferro presente nas folhas. A casca do limão possui alta concentração do nutriente, portanto aproveite-a na produção de limonada suíça. 

2. Acerola

A acerola ganha da laranja no quesito vitamina C. Uma única frutinha pode conter 150mg do nutriente. Ao consumir um suco dessa fruta você garante mais do que a ingestão mínima necessária de vitamina C. Ah, e quanto mais verde for a fruta, mais rica nessa vitamina ela é. 

3. Brócolis

O vegetal deve ser consumido cru ou cozido a vapor para manter os níveis de vitamina C, do contrário os nutrientes podem ser perdidos no cozimento. Uma xícara de brócolis pode fornecer em média 120mg de vitamina C.

4. Couve verde

Para aumentar o consumo de vitamina C inclua couve verde na sua alimentação ou aproveite-a para fazer sucos com alguma fruta também rica nessa vitamina, como o limão ou a laranja (que ajudam ainda a absorver o ferro!). Uma xícara de couve tem em média 115mg do nutriente.

5. Pimentão amarelo

Para temperar ou usar nas suas receitas, escolha o pimentão amarelo. Cada 100g pode conter cerca de 200 mg de vitamina C!

6. Salsinha

Ainda no quesito tempero, você sabia que a salsinha é uma importante fonte de vitamina C? Uma xícara de chá de saldinha fresca pode conter 330mg do nutriente! 

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude a melhorar a saúde deles também ;) Até mais!

Leia também: 7 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A SUA SAÚDE.