Você está em:

7 benefícios da vitamina C para a sua saúde


Os benefícios da vitamina C vão além de diminuir os sintomas da gripe, uma função bastante conhecida do nutriente. A vitamina, encontrada em frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, e verduras em geral, é capaz de proteger e restaurar a sua saúde de várias formas. Veja alguns funções da vitamina C:

Benefícios da vitamina C

1. Reduz sintomas de gripes e resfriados

A vitamina C sozinha não cura gripes e resfriados, mas ajuda a aliviar os sintomas e acelerar o processo de melhora. Alguns estudos sugerem que o uso durante essas doenças pode reduzir riscos de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares.

2. Melhora o sistema imunológico

Em longo prazo o consumo de vitamina C ajuda a manter o sistema imunológico – uma barreira natural do organismo contra virus e bactérias - em alta. Para isso é necessário consumir o nutriente com frequência e não apenas quando estiver gripado.

3. Ajuda a aliviar o estresse

A ciência já comprovou que o nosso sistema imunológico pode ficar enfraquecido por conta do estresse. É aí que a vitamina C entra como aliada do bem-estar.

Além disso, a vitamina C é capaz de melhorar o humor porque estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar. Também acredita-se que ela é capaz de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio estimulado pelo estresse, responsável por muitos efeitos nocivos dessa condição.

4. Melhora a saúde da pele, unhas, cabelos e cartilagens

A ingestão frequente de vitamina C está associada a uma menor probabilidade de envelhecimento precoce da pele, adiando o aparecimento de rugas e deixando a pele menos ressecada. Isso acontece porque o ácido ascórbico - substância contida na vitamina C, é um excelente antioxidante. O ácido também tem um efeito clareador e iluminador sobre a pele por melhorar a distribuição de melanina.

A vitamina C também é capaz de aumentar a produção de colágeno - responsável por suavizar linhas de expressão e rugas, além de manter cartilagens, dentes e ossos saudáveis. Para completar, ela é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

5. Aumenta a absorção de ferro

O consumo de fontes de vitamina C juntamente com alimentos ricos em ferro, como feijão e verduras verdes escuras, ajuda a absorver esse nutriente que previne a anemia, doença que pode causar desânimo, lentidão de raciocínio e sonolência.

6. Previne a hipertensão

Quem tem pressão alta tem mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares. O consumo frequente de alimentos com vitamina C ajuda a reduzir a pressão arterial e prevenir doenças do coração.

7. Protege os olhos

Os olhos são estruturas atacadas pelos radicais livres por conta de sua constante e intensa exposição à luz. Por isso eles são beneficiados pela proteção da vitamina C, cujas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata e a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.

Que outros benefícios da vitamina C você conhece? Deixe um comentário abaixo!