Você está em:

Coletor solar tubo a vácuo: alta eficiência para aquecimento de água


A necessidade de água quente, somada à economia de energia elétrica e maior preocupação com o meio ambiente, têm levado muitas pessoas a buscar um sistema de aquecimento solar. Neste modelo, a água é aquecida pela energia do sol por meio de coletores e armazenada em boilers para uso em chuveiros ou torneiras, por exemplo. Atualmente o coletor solar tubo a vácuo, com sistema de absorção de energia por meio de “canos” de vidro a vácuo, tem se mostrado uma das melhores tecnologias para aquecimento de água solar por ser altamente eficiente. Quer saber mais sobre esse produto? Então continue a leitura!

Coletor solar tubo a vácuo
 

Para se ter uma ideia, o coletor solar tubo a vácuo atinge temperaturas acima de 70oC - limite dos coletores planos ou de piscina, podendo chegar até 100oC, dependendo do dimensionamento e da incidência solar.

Por conta da alta eficiência, esse tipo de coletor é indicado para regiões em que a incidência de sol é extremamente baixa ou ainda para obras de engenharia e grandes projetos industriais em que se necessita de água em temperatura muito alta.

Uma ótima vantagem do coletor solar tubo a vácuo é que ele exige menor área de instalação do que os coletores planos, além da facilidade na implementação. O material também é mais resistente a impactos como granizo ou congelamento, ideal para locais onde há esse tipo de ocorrência.

Como funciona o coletor solar tubo a vácuo
 

O aquecedor solar tubo a vácuo funciona assim: os tubos de vidro absorvem os raios ultravioletas e o transferem para a água, que já está nos tubos, coberta por uma camada escura que a esquenta ainda mais. O vácuo presente no vidro do tubo funciona como isolante térmico e impede que essa água perca calor.

O reservatório do coletor solar tubo a vácuo é o mesmo utilizado para armazenar a água dos coletores planos, por isso o consumidor poderá incluir um apoio elétrico ou a gás se houver necessidade. Vale lembrar que esse produto funciona somente com baixa pressão de água (até 5 m.c.a), ou seja, não pode ser usado em redes pressurizadas.

O coletor solar tubo a vácuo está disponível com 15, 20 e 30 tubos e tem garantia de 3 anos contra defeitos de fabricação para produtos instalados com técnico credenciado.

Adquira o coletor solar tubo a vácuo da Komeco com preço de fábrica agora mesmo!

Envie um e-mail para atendimentodireto@komeco.com.br ou entre em contato com uma revenda credenciada clicando aqui.