Você está em:

Como calcular o dimensionamento do ar-condicionado?


Calcular o dimensionamento do ar-condicionado permite uma melhor utilização do equipamento, economia de energia, agilidade no alcance da temperatura desejada e prolonga a vida útil do produto. Mas como se deve fazer esse cálculo?

Antes de mais nada, saiba que a carga térmica do ar-condicionado é determinada em BTU, uma unidade que mede a quantidade de energia necessária para diminuir a temperatura. A sigla vem de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica.

Para saber quantos BTU/h o seu aparelho de ar-condicionado precisa ter para refrigerar, residências e salas comerciais o ideal é procurar um profissional para fazer uma análise aprofundada do ambiente. Mas, se você quiser ter uma ideia simples da potência antes de consultá-lo, veja essas dicas:
 

  • Multiplique 600 pelo número de metros quadrados do cômodo em que o ar-condicionado será aplicado. Exemplo: 15m2 x 600: 9 mil BTU/h;
     
  • Para cada pessoa adicional que use o cômodo some o número acima com 600. Exemplo: 9 mil BTU/h + 600: 9600 BTU/h;
     
  • Para cada equipamento eletrônico do ambiente, como computador e televisão, some 600;
     
  • Há ainda outros fatores que devem ser analisados como: incidência do sol, material da construção, material do piso, quantidade de portas e janelas, quantidade de lâmpadas, entre outros.

Se eu optar por um equipamento abaixo da potência recomendada?

Aparelhos abaixo da potência indicada podem trazer problemas para o equipamento, como desgaste excessivo das peças, o que pode render custos de manutenção e diminuir a vida útlil do equipamento. Além disso, pode gerar um gasto desnecessário de energia porque o ar-condicionado precisará trabalhar mais para refrigerar o local.

E se a potência do ar-condicionado estiver acima do recomendado?

No caso de optar por um equipamento que extrapole a potência necessária, os gastos de energia podem ser altos.

Conseguiu ter uma ideia do dimensionamento do seu ar-condicionado? Lembramos que o cálculo precisa ser validado por um profissional da área.

Para consultar a nossa rede credenciada clique aqui.