Você está em:

Como proteger o coletor solar de impactos e congelamento


Em algumas regiões do Brasil o inverno é mais rigoroso e exige uma preparação dos moradores para passar pela estação com conforto, em especial aqueles que contam com sistema de aquecimento solar. Isso porque as baixas temperaturas e os impactos podem interferir no rendimento do aquecedor solar e até mesmo danificar o coletor.

Para esses casos existem as opções de vidro termoendurecido, serpentina em inox e válvula anticongelamento. Entenda cada uma delas:

Vidro termoendurecido contra impactos 

Em algumas regiões do Brasil há frequência de chuva de granizo no inverno. Quem possui sistema de aquecimento solar ou pretende ter deve analisar a incidência dos impactos antes do investimento para evitar contratempos e prejuízo. A solução é optar pelo vidro termoendurecido na hora da compra do coletor solar.

O vidro termoendurecido possui tratamento térmico, se tornando mais resistente contra os impactos, a exemplo da chuva de granizo.

Coletor com serpentina em inox 

O coletor solar com serpentina em inox é mais resistente do que o coletor de cobre nos casos de congelamento da água e dá mais segurança contra rompimentos causados pelo congelamento. Se você mora em regiões muito frias pode optar pelo modelo Ambient da Komeco, com serpentina em inox.

Válvula anticongelamento

A válvula anticongelamento protege a bateria de coletores solares contra temperaturas muito baixas, sem necessitar de instalação elétrica. Ela serve basicamente para liberar a circulação de água quente no sistema se a temperatura chegar próxima ao congelamento.

Antes de adquirir um sistema de aquecimento solar consulte um profissional especializado e informe todos os contratempos que possam surgir para que ele faça o melhor projeto para a sua necessidade. Veja onde encontrar os produtos Komeco aqui.