Você está em:

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante


O outono chegou e, com ele, todo o aconchego desta estação que nos prepara para o frio do inverno, em especial nas regiões sul e sudeste do País. É uma época em que o sol dá uma trégua, os dias são mais curtos e o ar se torna mais fresco: ótimo para tomar um bom banho quente e aproveitar as noites em casa!

Por falar em casa, o lar pede mudanças para se adequar aos encantos do clima. Inspire-se nas tendências dessa época para a decoração e aproveite tudo de bom que o outono traz. Confira as nossas dicas:

1.  Cores de outono

Sai o colorido do verão e entram as cores quentes e neutras que lembram as folhas típicas da estação, como os tons castanhos, cobres, rubis e verdes. Deixe as cores fortes, como alaranjado e amarelo, para os acessórios, que se pode trocar com mais frequência, e quebram um pouco a seriedade do ambiente.

Quem quiser imprimir um estilo mais glamoroso na decoração pode investir no dourado em peças discretas ou até mesmo em papeis de parede, se preferir algo mais duradouro, já que a cor está em alta durante todo o ano.

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

2. Objetos decorativos

Os objetos são ótimas formas de variar a decoração de forma temporária. Aproveite o outono para tirar do armário aqueles com tecidos mais pesados, que ficaram guardados durante o verão, principalmente tapetes e mantas. Edredons e cobertores mais leves podem ser necessários para dormir melhor nessa época, portanto providencie a higienização deles antes que o tempo esfrie demais.

Tricô e crochê são a cara da estação e também devem compor a decoração para dar aquela sensação de “casa de vó”. Almofadas tem tudo a ver com descanso e devem compor o ambiente escolhido, seja em cima do sofá, seja no chão. Velas aromáticas aquecem e decoram criando uma atmosfera ainda mais aconchegante.

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

3. Móveis rústicos

Móveis de madeira bruta, com aspecto mais rústico, ajudam a compor a decoração outonal. Os móveis antigos, que estão há anos na família ou que foram adquiridos em garimpos, podem ganhar uma repaginada mais moderna ou serem usados com as características originais. Fibras naturais e sintéticas podem estar em poltronas, cadeiras e cestos. Opte ainda por forrações texturizadas como patchwork, estonado e pele sintética.

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

4. Natureza dentro de casa

É a hora de trocar os vasos de flores tropicais pelas folhas secas, pinhas, espigas de trigo e ramos de árvores. Para dar as boas-vindas à estação, crie uma guirlanda de porta de entrada com folhas secas coloridas, cascas de maçã e abóbora secas, bolotas ou castanhas. Para decorar com flores escolha as da estação como margaridas amarelas, lírios e equináceas.

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

5. Iluminação acolhedora

No outono a noite chega antes e dura mais tempo do que no verão. Com o pouco uso da luz solar e o clima mais ameno, é natural que a casa fique fechada por mais tempo, o que também contribui para um ambiente acolhedor.

Para conseguir esse efeito por mais tempo opte por lâmpadas quentes, mais amarelas e menos fortes. Luminárias e abajures ajudam a compor o espaço e transmitir mais tranquilidade.

Decoração de outono: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

Mudanças simples podem dar uma repaginada na decoração para receber o outono e tornar os momentos em casa mais agradáveis. Afinal, se sentir acolhido em seu refúgio pessoal é uma das formas de recarregar as energias e relaxar em casa. Aproveite!

Sua casa está pronta para o outono? Conte para a gente quais mudanças você costuma fazer nessa época!