Você está em:

Entenda os componentes de um sistema fotovoltaico


O sistema de energia solar fotovoltaico, tem sido uma das melhores alternativas na geração de energia elétrica. Principalmente em tempos de crise, onde as hidrelétricas não são suficientes para o abastecimento. Em períodos de seca é necessário que usinas termoelétricas sejam acionadas, com isso as tarifas tendem a aumentar, já que esse é um modelo de geração mais caro comparado a outros.


A geração distribuída, modelo no qual o consumidor é também o gerador de sua própria energia, tem crescido consideravelmente no Brasil. Incentivos como financiamento facilitado e isenção do ICMS em alguns estados, colaboram para o cenário positivo. Além disso, o retorno do investimento desse sistema é consideravelmente baixo, podendo se pagar em até 5 anos.

As vantagens da energia solar, principalmente na questão financeira são pontos positivos para o mercado. A população que tem pretensão de aliar sustentabilidade e economia tem apostado na geração de energia através do sol. Mas nem todas as pessoas sabem de fato como funciona e quais os componentes de um sistema fotovoltaico.
Entenda mais:

 

Módulos

Os módulos também conhecidos como painéis solares, são responsáveis por captar irradiação solar e transformá-la em energia elétrica. Esse componente é formado por células de silício, material semicondutor, extremamente eficiente na realização do efeito fotovoltaico. 

A Komeco possui em seus kits os módulos policristalinos, vantajosos por serem mais acessíveis financeiramente. Além disso, esses painéis têm produtividade de 25 á 30 anos com garantia.

Para saber quantos módulos serão necessários para suprir a demanda elétrica de cada residência, é preciso fazer o dimensionamento. Para isso, será necessário providenciar os dados de consumo, como a fatura de energia elétrica com o histórico dos últimos 12 meses. Dessa forma, o engenheiro responsável poderá calcular a potência que será instalada.

Inversores
A principal função de um inversor solar (on grid) é converter a energia de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Além disso, através desse componente é possível monitorar o desempenho do sistema.
Geralmente os inversores são instalados próximo ao quadro de distribuição, em locais abrigados do sol e de água.

 

String Box


A String Box é um equipamento de proteção, sua função é isolar o sistema fotovoltaico, protegendo-o de acidentes elétricos, como curto-circuito e surtos elétricos (descarga atmosféricas).