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Garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água


Quando compramos algum equipamento é comum o vendedor informar o tempo de garantia do produto, o que acaba sendo um diferencial em muitos casos. Se você adquiriu ou vai adquirir ar-condicionado, aquecedor a gás ou aquecedor solar, certamente está interessado na garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água. Afinal, é seu direito e esse conhecimento pode contribuir caso você tenha problemas futuros. 

É importante entender que há dois tipos de garantia: a garantia legal e a garantia contratual. Entenda cada uma delas:

Diferença da Garantia Legal e Garantia Contratual

Garantia legal de equipamentos de climatização e aquecimento de água

A garantia prevista em lei para defeitos de fábrica de bens duráveis é de 90 dias, independentemente da marca do produto. Essa informação consta no Código de Defesa do Consumidor, artigo 26:

“O Direito de reclamar pelos vícios aparentes caduca em: II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis”.

Ou seja, a garantia cobre apenas defeitos de fabricação. Defeitos provenientes da instalação, manutenção ou mau uso do produto não são cobertos pela lei.

O técnico contratado poderá analisar qual a origem do problema e orientá-lo, mas fique ligado para não perder o prazo!

Garantia contratual de equipamentos de climatização e aquecimento de água

Além do prazo estipulado em lei, as empresas costumam dar uma garantia extra para o consumidor, chamada de garantia contratual, conforme o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor:

“A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito”.

No caso da Komeco, esse tipo de garantia é dado ao consumidor que fizer a instalação e manutenção (dependendo modelo) do equipamento com técnico credenciado da marca.

Para fazer a instalação com técnico credenciado, encontre um perto de você clicando aqui ou se informe no 0800-7014805.

Cada linha e produto da Komeco possui uma garantia contratual diferente que varia de 1 a 3 anos. Os produtos que não dependem de instalação, como no caso dos aparelhos portáteis, também garantem a garantia contratual.

Não confunda: garantia de instalação

Alguns técnicos oferecem uma garantia estendida pela instalação para certificar o consumidor que ele dará suporte caso haja problemas futuros. Não é a mesma garantia oferecida pela Komeco para defeitos de fabricação. Essa decisão parte do instalador e não cobre defeitos de fabricação, mas sim os defeitos decorrentes da instalação.

Garantia de peças

Quando o equipamento é novo, as peças que o compõem acompanham as garantias legal e contratual do produto. Quando esses prazos já terminaram e a peça é trocada, a garantia da nova peça é de 90 dias.

Ficou com alguma dúvida sobre a garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve. Abraços!