Você está em:

Manutenção preventiva de ar-condicionado: quando e como fazer?


Muitas pessoas deixam para pensar na manutenção do ar-condicionado quando existe um problema aparente como mau cheiro, vazamento ou dificuldade de resfriamento. Mas saiba que realizando a manutenção preventiva você vai impedir que ocorram problemas e pode economizar dinheiro com um reparo que poderia ser evitado.

Porque é importante fazer manutenção?

Assim como qualquer equipamento, os aparelhos de ar-condicionado também precisam de cuidados para um bom funcionamento. Além da limpeza dos filtros, que já é conhecida e praticada por um bom público, também devemos checar outros itens do ar-condicionado, como por exemplo: sistema de drenagem, isolamento entre unidade interna e externa, serpentinas, capacitores, contatos dos cabos elétricos, fluído refrigerante, conjunto ventilador, entre outros.

Com a manutenção preventiva diminuímos a chance de acontecer algum problema com o ar-condicionado que nos deixaria na mão em um momento de uso. Além disso também temos economia, uma vez que um problema detectado com antecedência impede que outras partes do equipamento sejam danificadas.

Quem pode realizar a manutenção preventiva?

Você pode realizar alguns itens da manutenção preventiva como limpeza das unidades interna e externa, substituição de pilhas e limpeza dos filtros. Se você não sabe como limpar os filtros clique aqui e confira nosso post com o passo a passo de como realizar a limpeza corretamente.

A presença do técnico credenciado também é importante por que eles estão aptos a realizarem todas verificações necessárias que garantem o bom funcionamento do ar-condicionado. Além disso, é necessário abrir as unidades interna e externa para realizar a manutenção, e se isso for feito por um profissional não credenciado a garantia do aparelho pode ser perdida.

A cada quanto tempo devo realizar a manutenção preventiva?

Quanto mais frequente o uso do ar-condicionado, mais frequente deve ser feita a manutenção. Por isso veja na tabela a seguir qual é o período indicado para cada item verificado na manutenção preventiva:

Fazendo a manutenção preventiva você evita problemas e prolonga a vida útil do seu ar-condicionado. Não esqueça de solicitar a manutenção para um técnico credenciado, clique aqui para encontrar o técnico na sua cidade.