Você está em:

Quais os tipos de aquecedor a gás de passagem?


Existem diversos tipos de aquecedores a gás de passagem e um deles certamente se encaixa nas suas necessidades e pode ser considerado o melhor para a sua residência.

No aquecedor a gás de passagem, diferente do de acumulação, a água é aquecida a medida em que passa por um sistema de serpentina que fica ao redor de uma câmara de combustão – local onde a chama fica acesa. Por isso que esse tipo de aquecedor não precisa de reservatório por acumulação - a água é consumida de imediato.

Se você optou por um aquecedor a gás de passagem, saiba que ele pode ser Mecânico ou Digital:

Diferença entre aquecedor de água a gás Mecânico e Digital

No aquecedor de água a gás Mecânico a intensidade da chama tende a permanecer a mesma independentemente da quantidade de água que passar pelo aparelho. Por isso os ajustes devem ser feitos manualmente.

Por exemplo: vamos supor que você selecione a temperatura de 40oC. Se a água entrar a 20oC ela atingirá essa temperatura, mas se ela entrar a 15oC, ela chegará a 35oC, ou seja, vai subir 20oC, mas não vai atingir os 40oC selecionados no painel. Para isso é preciso fazer a alteração manual.

Fique ligado: um aparelho do tipo Mecânico pode ter visor digital, o que não significa que seja um aquecedor Digital.

Já o aquecedor a gás Digital não precisa ser ajustado manualmente e atinge a temperatura automaticamente mesmo quando mais de um ponto de consumo é aberto.

Obs: os aquecedores do tipo Mecânico são sempre de Exaustão Natural. Já os aquecedores do tipo Exaustão Forçada podem ser dos tipos Mecânico ou Digital.  Os aquecedores de Fluxo Balanceado são, em geral, do tipo Digital.

Tipos de aquecedor de água a gás de passagem

Entre os tipos de aquecedor de água a gás de passagem estão:

Exaustão forçada

Aquecedores de Exaustão Forçada são equipamentos que possuem dispositivos mecânicos (ventoinha), isso garante que ele tenha maior fluxo de ar, bem como uma melhor exaustão do material resultante da queima. Ou seja, essa ventoinha força a saída dos gases para fora do ambiente através da chaminé tornando-o bastante seguro. 

Os aparelhos de Exaustão Forçada são indicados, principalmente, para locais com grande incidência de vento (prédios de frente para o mar, andares muito altos) porque o exaustor interno ajuda a evitar que a chama se apague. Esse aquecedor é conectado à energia elétrica para que a chama seja acesa.

Exaustão Natural

Aquecedores de Exaustão Natural são equipamentos que não possuem dispositivos mecânicos (ventoinha) para tomada de ar, bem como exaustão do material resultante de queima. Por isso a chaminé é normalmente maior do que os aquecedores de Exaustão Forçada, para facilitar a saída do ar.

Os aparelhos de Exaustão Natural normalmente precisam pilhas para o acendimento da chama.

Fluxo Balanceado

Este modelo é o único que pode ser instalado dentro do banheiro ou outros ambientes fechados com segurança e de acordo com as normas brasileiras. Isso porque os aquecedores do tipo Fluxo Balanceado utilizam o ar do ambiente externo (ao contrário dos demais aquecedores), não tendo nenhum contato com o ar do ambiente que se encontram.

Agora que você já conhece os tipos de aquecedores de água a gás de passagem, é importante saber quais os tipos de gás existentes. Essa informação é essencial antes de escolher o tipo de aquecedor a gás que você vai adquirir.

E aí, qual tipo de aquecedor mais se encaixa na sua necessidade? Deixe um comentário abaixo!