Você está em:

Coletor solar: qual é a diferença entre cada um?


Você pretende implantar um sistema de aquecimento de água solar em sua casa, mas está na dúvida sobre a diferença entre cada coletor solar? Então saiba que a escolha vai depender da sua necessidade. Veja em que situações cada placa é indicada:

Coletor solar tubo a vácuo

O coletor solar tubo a vácuo tem como principal objetivo atingir altas temperaturas. Veja em que situações ele é indicado:

  • Para quem precisa de temperatura acima de 60ºC;
  • Em locais em que a incidência de sol é baixa;
  • Em regiões em que haja grande incidência de chuvas de granizo;
  • Processos industriais em que se necessite de água muito quente.

Coletor solar plano

Já o coletor solar plano supre a necessidade de quem precisa de água em temperaturas não tão altas:

  • Indicado para aquecer a água até 60ºC;
  • Indicado para regiões em que NÃO haja grande incidência de chuva de granizo.

Na Komeco os modelos disponíveis são o Princess (10 tubos, selo Procel),  Maxime (7 tubos) e Ambient (10 tubos, inox - mais resistente).

Todos possuem três dimensões: 1,0x1,0m; 1,5x1,0m; 2,0x1,0m.  

Coletor solar plano com vidro termoendurecido

Você também pode optar pelo coletor solar plano (os modelos são os indicados acima), mas com uma diferença: o vidro termoendurecido. Opte por este produto quando:

  • Precisar aquecer a água até 60ºC;
  • O local de instalação tenha grande incidência de chuva de granizo - é que o vidro termoendurecido possui tratamento térmico, garantindo mais resistência contra impactos.

Coletor solar de piscina

Para o caso das piscinas você pode optar pelo coletor solar próprio para instalação em residências, clubes, academias, clínicas, hotéis etc.

O dimensionamento é feito com base na área em m² da piscina, da região da instalação, se tem cobertura e da sua aplicação (residencial ou comercial). O modelo da Komeco tem selo Procel e dimensões 2,0x1,2m; 3,0x1,2m e 4,0x1,2m.

Fique ligado

Recomendamos sempre que você contate um técnico (clique aqui) para fazer o dimensionamento antes de fazer a compra. Além do coletor solar, o sistema de aquecimento de água é composto pelo boiler ou reservatório. A capacidade do reservatório também vai depender da sua necessidade. 

Vale lembrar que o aquecedor solar promove a economia de cerca de 70% de energia elétrica usada para o aquecimento de água. Uma vantagem e tanto nos dias atuais!

Agora que você já sabe qual coletor solar mais se encaixa na sua necessidade ou se você tem ainda alguma dúvida, deixe uma mensagem com seu telefone e e-mail para que possamos entrar em contato e orientá-lo na implementação do sistema. Não se preocupe que a informação não ficará visível ao público. Até mais!