Você está em:

5 dicas para se destacar em meio à crise


A crise econômica em nosso País tem afetado o bolso de muitos brasileiros e fazendo com que o consumidor seja mais cauteloso em relação às compras. Você, enquanto empresário ou autônomo, pode reverter essa realidade com criatividade e motivação. Confira nossas dicas para se destacar nessa época:

1 - Ofereça manutenção preventiva e corretiva 

Se o cliente não está procurando instalação, que tal oferecer a manutenção preventiva e corretiva? Se você possui uma lista de consumidores que já foram atendidos, reative esses contatos e informe-os da necessidade das manutenções. “É preciso explicar porque a manutenção é importante e agregar valor ao seu serviço, fazendo com que o consumidor entenda a necessidade de contratá-lo”, cita o gestor de marketing da Komeco, Vinícius Amaral. Caso você ainda não tenha criado essa lista de contatos, comece agora mesmo! Divulgue o serviço entre seus conhecidos pelo boca a boca, com material gráfico ou de forma digital. Não esqueça de guardar todos os nomes e telefones para futuros contatos. 

2 - Seja um revendedor autorizado de peças 

A crise é, muitas vezes, responsável por mudar o comportamento do consumidor. Segundo a coordenadora de pós-venda da Komeco, Rosicléia de Melo, uma das forma de economizar nesse momento de crise é optar pela manutenção e reparo do produto, evitando a despesa na aquisição de um equipamento novo. É aí que a venda de peças acaba tendo destaque. “Apesar da retração econômica a venda de peças continua em alta”, afirma. Para se tornar um revendedor entre em contato pelo telefone (48) 3027-4766, pelo e-mail rmelo@komeco.com.br ou ainda se cadastre no site da Komeco no endereço http://komeco.com.br/?c=pecas. 

3 – Comunique-se com o cliente 

As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, são ótimas formas de entrar em contato com seu cliente. O gestor Vinícius Amaral sugere que você se mostre disposto a ajudar o cliente, seja educado e evite ser muito insistente. “O cliente pode não precisar do seu serviço nesse momento, mas depois ele vai lembrar desse contato”, diz.

4- Faça promoções e ações de venda

Se o movimento caiu é hora de chamar a atenção do cliente. Ofereça descontos e vantagens. Exemplo: “Instalando conosco você ganha uma manutenção preventiva por tempo determinado (até seis meses)”.

5- Especialize-se!

Aproveite o momento para investir em seus conhecimentos. Cursos oferecidos por instituições ou pela internet são boas opções para ampliar seu conhecimento. Lembre-se que estudo nunca é demais e você não precisa se ater somente à sua área de atuação. Finanças, administração ou informática, também são importantes. Selecionamos alguns sites com cursos gratuitos na internet: Prime cursos Cursos Online SP Learn cafe Fundação Bradesco FGV Online Porto Gente Instituto Educacional BM&F Bovespa 

Que outras atitudes você tem tomado para enfrentar à crise? Conte para a gente!