Você está em:

Curso Técnico em Refrigeração e Climatização: parceria entre Komeco e Senai


Você sabia que a Komeco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina são parceiros na formação profissional de técnicos em refrigeração e climatização?

Um dos frutos desta parceria é o curso Técnico em Refrigeração e Climatização iniciado em 2014. A Komeco apoiou o projeto e forneceu máquinas e equipamentos propiciando uma das melhores estruturas de laboratórios para formação profissional em Santa Catarina nesta área.

Equipamentos fornecidos

Entre os equipamentos fornecidos pela Komeco, destaca-se o Chiller 18 TR, unidade externa 8 HP, piso teto, cassete e High Wall. O valor total da contrapartida da empresa foi de aproximadamente R$ 100.000,00.

Os investimentos da Fiesc/Senai em reforma e revitalização do laboratório de refrigeração e climatização (com área total 230m²) e a compra de equipamentos como câmara fria, self Contained, torre de resfriamento, refrigeradores, freezer, instrumentos e ferramentas, somaram R$ 200.000,00.

Vantagens para o técnico Komeco 

Os técnicos que desejam ser credenciados da Komeco tem no curso um incentivo a mais. Isto porque a empresa dá preferência para quem tem o certificado, em função da garantia de conhecimento e da própria parceria entre o Senai e a marca. Além disso, após o curso é mais fácil conseguir o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agrônomia (Crea), uma das exigências da Komeco para atuar como credenciado.

Como é o curso Técnico em Refrigeração e Climatização

O curso Técnico em Refrigeração e Climatização tem 1.200 horas de aula que habilitam os alunos a elaborar projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização sob supervisão e coordenar a execução da instalação e da manutenção seguindo a legislação, normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança no trabalho.

O curso é dividido em quatro fases:

  • A primeira fase é focada na área residencial com disciplinas como: desenho técnico, termofluidomecânica, eletricidade, refrigeração e climatização.
  • A segunda fase do curso é focada na área comercial com unidades complementares à primeira, além de sistema VRF, Split System e Split Sytem Inverter.
  • A terceira fase é de aulas práticas: chiller, câmara fria, self contained e torre de resfriamento. A quarta fase do curso é focada na automação, projeto e gestão de pessoas.

O corpo docente do curso conta com professores graduados, especialistas, mestres, muitos dos quais atuam no período diurno em atividades profissionais nas principais empresas do setor na região, incluindo a Komeco.

Ficou interessado neste curso? Entre em contato com o Senai clicando aqui ou pelo telefone (48) 3381-920 e faça sua inscrição!